Mercados

Ataque de Irã a Israel: Petróleo dispara e leva Petrobras (PETR4) junto

01 out 2024, 14:16 - atualizado em 01 out 2024, 15:34

Um ataque do Irã a Israel provoca reação no mercado de petróleo nesta terça. Por volta das 14h12, o petróleo tipo Brent disparava 4,39%, a US$ 74,85.

  • Ibovespa em 155 mil pontos? BTG Pactual vê gatilho que pode “virar o jogo” para a bolsa brasileira até o final do ano; saiba mais

Com isso, as ações das petroleiras aqui no Brasil reagiam. Petrobras preferencial (PETR4) subia 3,94%, ordinária (PETR3) 3,31%, PRIO (PRIO3) 1,85% e Brava (BRAV3) 3,69%.

Militares israelenses disseram nesta terça-feira que mísseis foram lançados do Irã contra Israel.

Sirenes soaram em todo o país e os israelenses correram para se abrigar. Repórteres da televisão estatal se deitaram no chão durante as transmissões ao vivo.

Mais cedo, os militares haviam anunciado que qualquer ataque de mísseis balísticos do Irã deveria ser generalizado e disseram à população para se abrigar em locais seguros no caso de um ataque.

O Irã prometeu retaliar após os ataques que mataram os principais líderes de seus aliados do Hezbollah no Líbano.

“Os Estados Unidos estão apoiando ativamente os preparativos para defender Israel contra isso e um ataque militar direto do Irã contra o aliado do Oriente Médio traria graves consequências para o Irã”, disse a autoridade.

O alerta foi feito após o anúncio de Israel de que suas unidades de comando e paraquedistas lançaram ataques ao sul do Líbano em uma incursão limitada, à medida que o país realiza uma ofensiva contra militantes do Hezbollah, já responsável por matar o líder do grupo armado e outros comandantes.

A missão do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU) não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

No domingo, as Forças Armadas dos EUA advertiram o Irã contra a expansão do conflito e disseram que estão aumentando a capacidade de apoio aéreo na região e colocando as tropas em maior prontidão.

Irã está pronto para qualquer retaliação

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, deu a ordem para lançar mísseis contra Israel, disse uma autoridade sênior iraniana à Reuters nesta terça-feira, acrescentando que o governo iraniano “está totalmente pronto para qualquer retaliação”.

Já a missão do Irã nas Nações Unidas em Nova York publicou no X que o ataque do Irã a Israel é uma “resposta legal, racional e legítima aos atos terroristas”, publico.

“Se o regime sionista ousar responder ou cometer outros atos de malevolência, haverá uma resposta subsequente e esmagadora. Os Estados regionais e os apoiadores dos sionistas são aconselhados a se separar do regime”, escreveu a missão.

Com Reuters