Inteligência Artificial

Guerra tarifária global pode segurar crescimento do setor de IA, diz agência

10 abr 2025, 14:01 - atualizado em 10 abr 2025, 14:01
Inteligência artificial
Guerra tarifária global pode segurar crescimento do setor de IA - (Imagem: Canva Pro)

A guerra tarifária global crescente pode representar desafios para o segmento emergente de data centers e causar crescimento mais lento do setor de IA, disse Laura Cozzi, diretora de tecnologia da Agência Internacional de Energia (AIE) à Reuters.

Os EUA, a China e a União Europeia juntos devem ser responsáveis até 2030 por 80% do crescimento previsto da demanda por data centers, que deverá ser dominado pelo uso de Inteligência Artificial, disse a AIE em um relatório nesta quinta-feira (10).

“O cenário adverso abrange muitas coisas que estamos vendo – crescimento econômico mais lento, mais tarifas em mais países, então, de fato, sim (o ambiente tarifário atual) é um cenário em que a IA veria um crescimento mais lento do que o que vemos em nosso caso base”, disse Cozzi.

O consumo global de eletricidade dos data centers deve aumentar para cerca de 945 terawatts-hora (TWh) até 2030, no cenário base da AIE, mas o “cenário de vento contrário” veria este número cair para 670 TWh, mostraram dados da AIE.

Nos Estados Unidos, espera-se que os data centers sejam responsáveis por quase metade do crescimento da demanda por eletricidade de agora até 2030, e o país deverá liderar o desenvolvimento de data centers globalmente, de acordo com dados da AIE.

As concessionárias de energia elétrica dos EUA têm recebido enormes solicitações de nova capacidade que excederiam sua demanda de pico ou a capacidade de geração existente, levantando preocupações de que as empresas de tecnologia estejam abordando vários fornecedores de energia, inflando a perspectiva de demanda.

A sobrecarga nas redes também pode levar a atrasos, com cerca de 20% dos projetos de data centers planejados em risco. A demanda por linhas de transmissão e equipamentos críticos de rede e geração está em alta, refletindo esse risco, segundo o relatório da AIE.

Cerca de 50% dos data centers em desenvolvimento nos Estados Unidos estão em grandes clusters preexistentes, o que pode aumentar os riscos de gargalos locais.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar