Economia

Guerra na Ucrânia será responsável por elevar insegurança alimentar global, diz Yellen

19 abr 2022, 14:15 - atualizado em 19 abr 2022, 14:15
Yellen disse que os países deveriam evitar proibições de exportações que possam elevar mais o preços, ao mesmo tempo que intensificam o suporte a populações vulneráveis e pequenos produtores (Imagem: Flickr/Federal Reserve)

A guerra na Ucrânia será responsável por exacerbar a “já grave” insegurança alimentar no mundo, com choques de preços e de oferta somando-se às pressões inflacionárias globais, afirmou nesta terça-feira a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen.

Mesmo antes da guerra, mais de 800 milhões de pessoas, ou 10% da população global, sofriam com a insegurança alimentar crônica, disse Yellen, e estimativas mostram que preços mais altos de alimentos podem levar ao menos mais 10 milhões de pessoas à pobreza.

Yellen disse que os países deveriam evitar proibições de exportações que possam elevar mais o preços, ao mesmo tempo que intensificam o suporte a populações vulneráveis e pequenos produtores.

“Quero ser clara: as ações da Rússia são responsáveis por isso”, disse Yellen, acrescentando que os Estados Unidos trabalham com parceiros e aliados com urgência para “ajudar a mitigar os efeitos da guerra irresponsável da Rússia sobre os mais vulneráveis no mundo.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento.

E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

reuters@moneytimes.com.br