AgroTimes

Guerra na Ucrânia e crise econômica russa afetarão demanda por café, diz hEDGEpoint

06 abr 2022, 16:30 - atualizado em 06 abr 2022, 16:30
Café
A hEDGEpoint projetou que o deslocamento de milhões de pessoas na Ucrânia reduzirá a demanda de café naquele país em quase 400 mil sacas (Imagem: REUTERS/Roosevelt Cassio)

A guerra na Ucrânia e o impacto das sanções à economia russa prejudicarão a demanda global por café e levarão a um superávit de oferta na temporada 2022/23, disse a hEDGEpoint em relatório nesta quarta-feira.

A empresa de gestão de risco e hedge de commodities agrícolas e energéticas estima que a Rússia, um dos maiores consumidores de café do mundo, reduzirá em quase 1 milhão de sacas o consumo devido às dificuldades no comércio e aos altos preços, que reduzirão as compras em supermercados e cafeterias do país.

A hEDGEpoint projetou que o deslocamento de milhões de pessoas na Ucrânia reduzirá a demanda de café naquele país em quase 400 mil sacas.

“Já houve um aumento acentuado de cerca de 20% nos preços do café na Rússia”, disse a analista de café Natalia Gandolphi, acrescentando que os estoques no país devem permanecer em um nível regular apenas até julho.

Como resultado da queda na demanda de café na Ucrânia e na Rússia, a consultoria cortou sua estimativa para o saldo global de oferta 2021/22 (outubro-setembro) para um déficit de 7,21 milhões de sacas, de um déficit de 8,68 milhões de sacas observado em fevereiro.

A projeção para a temporada 2022/23, sem sinais de fim da invasão russa no curto prazo, passou de um déficit de 2,42 milhões de sacas para um superávit de 1,29 milhão de sacas.

O déficit na temporada atual (2021/22) continua grande, apesar das perdas de demanda relacionadas à guerra, uma vez que o Brasil, maior produtor, deve ter outra safra abaixo da média devido a uma seca histórica em 2021.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar