Oriente Médio

Guerra Israel x Hamas: Estados Unidos temem novos ataques contra suas tropas no Oriente Médio

22 out 2023, 12:55 - atualizado em 22 out 2023, 12:55
Guerra Israel Hamas Palestina Gaza Joe Biden Estados Unidos EUA Benjamin Netanyahu
Aliança: Biden, dos Estados Unidos, e Netanyahu, de Israel, traçam estratégia na guerra contra o Hamas em Gaza Imagem: REUTERS/ Evelyn Hockstein)

Os Estados Unidos veem a perspectiva de novos ataques contra suas tropas no Oriente Médio e de uma escalada da guerra entre Israel e Hamas para toda a região, disseram o principal diplomata e autoridades de defesa dos EUA no domingo (22).

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o Secretário de Defesa, Lloyd Austin, disseram que os Estados Unidos não querem ver o conflito se espalhar.

  • Como a queda do preço da gasolina pode impactar os ativos atrelados à inflação? Assista ao Giro do Mercado desta sexta-feira (20) e saiba mais, é só clicar aqui:

Blinken disse à NBC News que as ações do Irã e de seus representantes poderiam desencadear uma escalada e que os Estados Unidos esperavam que mais reféns fossem libertados pelo grupo islâmico palestino Hamas, que atacou Israel em 7 de outubro e matou cerca de 1.400 pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guerra em Israel: Conflito com Hamas pode se atingir ainda mais Estados Unidos

Desde então, Israel tem retaliado com pesados ataques aéreos em Gaza, um enclave de 45 km de comprimento, onde vivem 2,3 milhões de pessoas e que é governado desde 2006 pelo Hamas. Os ataques aéreos de Israel já mataram mais de 4.700 pessoas, segundo autoridades palestinas.

“Estamos preocupados com a possível escalada. Na verdade, o que estamos vendo… é a perspectiva de uma escalada significativa de ataques às nossas tropas e ao nosso povo em toda a região”, disse Austin ao programa “This Week” da ABC.

“Se algum grupo ou país estiver procurando ampliar esse conflito e tirar proveito dessa situação infeliz… nosso conselho é: não o faça”, acrescentou.

reuters@moneytimes.com.br