Investimentos

Guerra dos sexos: Homens e mulheres investem diferente para alcançar independência financeira, aponta pesquisa

05 out 2022, 10:24 - atualizado em 05 out 2022, 10:24
juros
O conceito de independência financeira e investimentos realizados por homens e mulheres se diferem (Imagem: Shutterstock)

O conceito de independência financeira se difere entre homens e mulheres, aponta pesquisa realizada pela Onze, fintech de saúde financeira e previdência privada, que mapeou o que o termo significa e quais são os investimentos realizados.

A pesquisa, que ouviu 2,6 mil respondentes em todo o Brasil, identificou que para 43% dos homens o termo significa conseguir viver dos investimentos, tendo o trabalho como uma opção. Já para 47% das mulheres significa conseguir pagar as próprias contas.

A perspectiva de alcançar a independência financeira é similar, 94% dos homens e 93% das mulheres acreditam que irão conquistá-la.

Segundo o estudo, 24% das mulheres desejam ter o próprio dinheiro para não depender financeiramente do cônjuge, enquanto apenas 9% dos homens indicaram essa opção de resposta.

O maior objetivo do gênero masculino é viver de dividendos para ter uma vida profissional mais flexível, representando 34% das respostas.

“Os dados levantados pelo estudo refletem a diferença da situação econômica entre homens e mulheres no Brasil. Com salários em média 20% maiores que os das mulheres, segundo dados do IBGE, é compreensível que o sexo masculino tenha mais recursos para investir”, diz Samuel Torres, consultor financeiro da Onze

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Principais investimentos entre homens e mulheres

Questionados sobre como pretendem alcançar a independência financeira, a pesquisa identificou que 61% das mulheres e 56% dos homens não estão investindo, mas pretendem começar.

Entre os que investem, 20% das mulheres e 16% dos homens estão apostando na poupança. Em seguida aparece a renda fixa, com 12% da preferência dos homens e 9% das mulheres.

Já os investimentos em ações foram mencionados por 9% dos homens e apenas 2% das mulheres entrevistadas.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!