Guerra comercial: Tarifas contra a China são de 145%, esclarece Casa Branca

A Casa Branca esclareceu, nesta quinta-feira (10), que as tarifas sobre os produtos importados da China estão no patamar de 145%, e não 125%, como divulgado anteriormente pela mídia.
Segundo um funcionário da Casa Branca, em entrevista à CNBC, as tarifas de 125% anunciadas ontem pelo presidente Donald Trump se somam a uma tarifa adicional de 20% que já havia sido imposta no início do ano.
“Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos para 125%, com efeito imediato. Em algum momento, esperançosamente em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis”, publicou o presidente em suas redes sociais.
- Bolsas americanas dão maior salto em anos com pausa de tarifas de Donald Trump. Confira a análise completa do cenário dos mercados globais no Giro do Mercado de hoje:
O aumento para 125% foi uma resposta à China, que elevou os impostos sobre importações dos EUA de 34% para 84%. As duas maiores economias do mundo estão travando uma guerra comercial desde que Donald Trump retornou à Casa Branca.
Na semana passada, o presidente norte-americano anunciou tarifas recíprocas para mais de 180 países que mantêm relações comerciais com os EUA.
A China recebeu uma das alíquotas mais altas, de 34%. Em retaliação, o país asiático também impôs uma tarifa de 34% sobre produtos americanos. O governo dos EUA, que esperava uma negociação, reagiu negativamente à medida e anunciou uma tarifa extra de 50%, em vigor desde esta quarta-feira (9). Com isso, a taxação total sobre os produtos chineses chegou a 104%.
Guerra Comercial EUA x China de Money Times