Giro do Mercado

Guerra comercial pode impactar corte de juros nos EUA, diz analista; veja ações internacionais recomendadas

06 fev 2025, 14:01 - atualizado em 06 fev 2025, 14:01

As medidas do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, em relação à cobrança de tarifas a parceiros comerciais têm provocado maior volatilidade no mercado de ações internacionais. De acordo com Enzo Pacheco, analista da Empiricus Research, a incerteza sobre uma possível guerra comercial pode ter consequências ainda maiores.

“Se for só uma tática de barganha gera uma volatilidade, mas o mercado pode lidar sem maiores problemas. Agora, se as tarifas forem de fato implementadas, com retaliação dos outros países, teremos uma guerra tarifária que pode causar problemas para a definição de juros do FED — Federal Reserve”, disse Pacheco em entrevista ao Giro do Mercado desta quinta-feira (6).

O analista ressalta que neste momento, o FED tem como cenário base realizar até dois cortes na taxa de juros ao longo do ano. Com a incerteza sobre as tarifas, a instituição pode trabalhar com maior cautela, reduzindo o número de cortes, ou até mesmo manter os juros atuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Investimentos internacionais

No entanto, mesmo diante de um cenário internacional complexo, o especialista afirma que podem existir oportunidades para investidores. Na carteira de BDRs da Empiricus para fevereiro foi impactada pelo “efeito DeepSeek”, sobretudo nas empresas de tecnologia.

Apesar do abalo inicial, com ampla queda nas ações de empresas ligadas à inteligência artificial (IA), o analista afirma que o mercado compreendeu que é possível evoluir no desenvolvimento de novas tecnologias mais efetivas.

“Não parece que o efeito DeepSeek reduziu o ímpeto dessas grandes empresas de tecnologia”, disse Pacheco. Com a maior demanda por chips, empresas como Taiwan Semiconductor (TSMC34) e Nvidia (NVDC34) podem se beneficiar, assim como a Dell (D1EL34), com o aumento da demanda por infraestrutura.

O especialista ainda detalhou as outras ações que compõem a carteira de BDRs da Empiricus para o mês de fevereiro, como Alibaba (BABA34), Target (TGTB34) e Amazon (AMZO34). Para assistir ao programa na íntegra, acesse o canal do Money Times no youtube.

gustavo.silva@moneytimes.com.br