Economia

Guedes volta a prometer ampliação do corte de IPI, de 25% para 35%

27 abr 2022, 10:57 - atualizado em 27 abr 2022, 11:40
Em evento promovido pela Receita Federal, Guedes disse que o Executivo está buscando transformar o algo volume de arrecadação em redução de tributos (Imagem: Edu Andrade//Ascom/ME)

O governo brasileiro fará mais uma rodada de redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), ampliando o corte de 25% para 35%, disse nesta quarta-feira o ministro da Economia, Paulo Guedes, após promessas e recuos anteriores sobre a adoção da medida.

Em evento promovido pela Receita Federal, Guedes disse que o Executivo está buscando transformar o alto volume de arrecadação em redução de tributos.

“Acabamos de reduzir em 25% e vamos para mais uma rodada, baixando para 35% a queda do IPI”, afirmou.

A discussão sobre o corte do IPI envolve uma disputa com parlamentares que defendem a Zona Franca de Manaus. Como empresas instaladas na região são isentas de IPI e geram créditos sobre esse tributo, um corte de alíquotas torna a atividade na Zona Franca menos atrativa.

Por isso, ao elaborar a ampliação do corte, o governo chegou a criar o esboço de uma lista de exceção com produtos mais relevantes para a Zona Franca. Ainda assim, a medida travou nas discussões internas do Executivo.

Há duas semanas, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo ainda tentava implementar uma segunda redução do IPI. Naquele momento, estava em avaliação promover um corte de 33% no imposto.

No evento, o ministro voltou a dizer que o Brasil tem uma oportunidade histórica de inserção nas cadeias de valor diante do redesenho das redes globais com a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia.

De acordo com o ministro, o novo cenário beneficia países que são institucionalmente confiáveis e que estão próximos das nações ocidentais.

“Se o Brasil está perto e é confiável, precisamos fazer nossa reforma tributária, queremos acesso à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)”, disse.

O ministro defendeu o projeto apresentado pelo governo para cortar Imposto de Renda de empresas e criar tributação sobre dividendos. A medida travou durante a tramitação no Congresso e não saiu do papel.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

(Atualizada às 11:40)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar