Guedes mente e diz que “tem mais iPhone no Brasil que população”; entenda
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (11), durante um evento para a apresentação do plano nacional de fertilizantes, que “tem mais iPhones no Brasil do que população”.
Segundo o ministro, isso acontece por conta da digitalização dos brasileiros.
“A pandemia nos jogou aceleradamente para um futuro que nós já estávamos vivendo. O nosso presidente já era um presidente digital. Já somos o quarto maior mercado digital do mundo. Tem mais iPhones no Brasil do que população. Os Brasileiros têm um, dois iPhones às vezes”, disse ele, segundo o jornal O Tempo.
O ministro, apesar de estar certo sobre os brasileiros terem mais de um celular por habitante e sobre a digitalização do país, erra em relação à Apple.
No Brasil, segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas — FGV de 2021, existem 242 milhões de smartphones para uma população de 212,6 milhões de pessoas, segundo dados de 2020. O que, segundo a FGV, indica a existência de mais de um por dispositivo habitante.
Mas, entre esses 242 milhões de celulares, a marca mais usada é a Samsung, com 40,54% do mercado, segundo o StatCounter. Em seguida, vem a Motorola (26,87%), a Xiaomi (11,45%), a LG (9,48%) e, então, a Apple (9,36%).
Em relação ao sistema operacional, o Android é líder disparado, com 90,5% do mercado. O sistema operacional dos iPhones, o iOS, representa os mesmos 9,36% dos celulares da Apple.