Política

Guedes explica questionamento sobre lei que garante internet para alunos e professores da rede pública

12 ago 2021, 8:55 - atualizado em 12 ago 2021, 8:55
Paulo Guedes
A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional, vetada pelo presidente da República e teve o veto derrubado pelos parlamentares (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados recebe nesta quinta-feira (12) o ministro da Economia, Paulo Guedes, para prestar esclarecimentos sobre a Lei 14172/21, que garante o acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e a professores da educação básica pública.

O debate será realizado no plenário 13, às 10 horas.

A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional, vetada pelo presidente da República e teve o veto derrubado pelos parlamentares.

Agora o governo questiona a constitucionalidade da matéria junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), por entender que a lei dificultaria o cumprimento da meta fiscal e da regra de ouro, prevista na Constituição Federal.

As fontes para o cumprimento da Lei 14172/21 são os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e o saldo correspondente às metas não cumpridas dos planos gerais de universalização do serviço de telefonia fixa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pandemia

A lei prevê ajuda de R$ 3,5 bilhões da União para estados, Distrito Federal e municípios, a fim de garantir o acesso à internet para alunos e professores das redes públicas de ensino em decorrência da pandemia de Covid-19.

A vinda do ministro Paulo Guedes atende a requerimento apresentado pelos deputados do PT Professora Rosa Neide (MT), Pedro Uczai (SC) e Waldenor Pereira (BA).