Política

Guedes: Estamos tentando baixar o IPI, que ‘desindustrializou o Brasil’

10 ago 2022, 7:08 - atualizado em 10 ago 2022, 7:08
Paulo Guedes
Guedes salientou que o objetivo é também fazer cortes no IPI (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira, 9, que trabalha para reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), um tributo que, segundo ele, “desindustrializou o Brasil“.

Após lembrar da aprovação do teto do ICMS dos combustíveis, que puxou a deflação de 0,68% no IPCA do mês passado, Guedes salientou que o objetivo é também fazer cortes no IPI.

A medida, acrescentou, está sendo pensada de forma que não afete a competitividade da Zona Franca de Manaus, cujos produtos têm alíquota zerada do imposto.

Segundo Guedes, a solução é simples: retirar 100 produtos da zona franca e reduzir o imposto de outros 3,9 mil. “São 4 mil produtos, basta tirar 100 produtos. Você protege a Zona Franca de Manaus e baixa o preço de 3,9 mil produtos no Brasil”, declarou Guedes em discurso na abertura do congresso da Abrasel, associação que reúne bares e restaurantes.

“O IPI desindustrializou o Brasil. O Brasil tem minério de ferro, mas tem que trazer aço da China”, acrescentou o ministro, assinalando ainda que o governo tem usado o aumento de arrecadação para diminuir impostos. Tudo, ponderou ele, dentro da responsabilidade fiscal para não hipotecar as futuras gerações.

“Essa é a nossa batalha. Somos um governo liberal-democrata. Queremos reduzir a intervenção e o peso do Estado na economia”, disse Guedes.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar