Economia

Guedes diz que salários poderão ser elevados

20 set 2022, 20:09 - atualizado em 20 set 2022, 20:09
Paulo Guedes
Guedes destacou os ganhos de eficiência com a digitalização dos serviços públicos (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira que os salários podem ser aumentados na esteira de ganhos de eficiência do governo, após nenhum aumento real do salário mínimo e um congelamento de vencimentos de servidores públicos nos últimos anos.

Falando virtualmente em evento promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Guedes destacou os ganhos de eficiência com a digitalização dos serviços públicos, ressaltando ainda que a atual gestão não substituiu muitos servidores aposentados.

“Poderemos dar aumento de salários moderados e baseados em inflação prospectiva daqui para a frente. Vamos daqui para a frente manter o poder aquisitivo ou até aumentar o poder aquisitivo dos salários”, afirmou o ministro.

O governo do presidente Jair Bolsonaro que busca a reeleição em outubro, mas está atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas de intenção de voto reservou 14,2 bilhões de reais para financiar salários mais altos de servidores públicos no projeto de Orçamento para 2023 enviado ao Congresso.

A proposta não especificou o percentual de reajuste e as categorias contempladas, em meio à intensa pressão dos servidores públicos por aumento salarial conforme a inflação corroeu o poder de compra na maior economia da América Latina.

Quanto ao salário mínimo, o projeto de lei orçamentária não previu aumento além da inflação.

Durante o evento da Abras, Guedes afirmou ainda que o governo Bolsonaro pretende privatizar o Porto de Santos neste ano, após o estabelecimento nesta terça de que o leilão terá uma outorga inicial de 3,015 bilhões de reais mais ágio.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar