Guedes avalia taxação de dividendos e critica oligopólio do sistema bancário
O ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou nesta última terça-feira (4) que o governo é favorável a uma possível tributação sobre dividendos.
A declaração ocorreu durante a sessão da Comissão de Finanças e tributação da Câmara dos Deputados, na qual o ministro também criticou os altos lucros dos bancos.
“Lucro de bancos é alto mesmo, é muito alto. Sabe porquê? São cinco, são seis. Duzentos milhões de brasileiros precisando pegar dinheiro e cinco bancos, seis bancos. Por isso que eu digo, precisamos de competição, a competição é boa”, disse Guedes.
Guedes também criticou a pouca concorrência em outros setores da economia brasileira. “Tem quatro bancos, tem um produtor de petróleo, tem duas refinadoras, tem uma distribuidora, tudo no Brasil está cartelizado. Nós precisamos botar competição nesse sistema”, relatou.
Para tentar romper com a falta de competitividade, o ministro anunciou que, em conversa com o presidente do Banco Central, houve a proposta de criar o ESC (Empresa Simples de Crédito). O programa levará dinheiro “barato” aos credores e permitirá operações com recursos de terceiros. Desse modo, o ministro propõe a quebra da pouca competitividade.