Guedes articulador ou Guedes economista? Tanto faz
O desempenho do ministro da Economia, Paulo Guedes, foi acompanhado como final de Copa do Mundo dentro do mercado financeiro. O tumulto com deputados federais e o quase silêncio da base governista colocou em xeque a sua dupla função de ser ministro e articulador político da reforma da Previdência, mas a avaliação é de que isso não altera a contagem de votos para a batalha da aprovação. A avaliação é da MCM Consultores.
“Seria preocupante se o entrevero desta quarta-feira tivesse ocorrido com algum líder do Centrão ampliado com a adesão do PSDB”, destaca a consultoria. Na véspera, o presidente da comissão, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), encerrou a sessão depois de uma discussão entre Guedes e o deputado Zeca Dirceu (PT-PR).
Depois de seis horas em uma a audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, o ministro tem hoje uma agenda mais tranquila. Apenas um encontro com o senador Jorge Kajuru (PSB/GO), às 9h30.
Bolsonaro
Agora, o foco está nos encontros de Jair Bolsonaro com os presidentes dos partidos que formam o Centrão ampliado. “Afinal, será o presidente quem decidirá se haverá alguma parceria com esse importante ‘bloco’ do Congresso. Desta forma, o principal articulador da previdência será inevitavelmente Bolsonaro”, conclui a MCM.