Guaidó ganha apoio dos militares para derrubar Maduro
En el marco de nuestra constitución. Y por el cese definitivo de la usurpación. https://t.co/3RD2bnQhxt
— Juan Guaidó (@jguaido) April 30, 2019
O autoproclamado presidente da Venezuela – Juan Guiadó – afirmou nesta manhã de terça-feira (30) que está com apoio da grande parte dos militares venezuelanos. A notícia é vista como um passo adiante no processo de derrubada do ditador Nicolás Maduro.
“O povo da Venezuela iniciou o fim da usurpação. Neste momento estou me encontrando com as principais unidades militares de nossas Forças Armadas, iniciando a fase final da Operação Liberdade”, escreveu Guaidó em sua conta no Twitter.
Mas, segundo o vice-presidente das Comunicações, Jorge Rodríguez, Guaidó não tem apoio total. Para ele, apenas um pequeno grupo que trama um golpe de estado.
“Informamos ao povo da Venezuela que estamos atualmente enfrentando e desativando um pequeno grupo de militares traidores que se posicionaram no Distribuidor Altamira para promover um golpe de Estado contra a Constituição e a paz da República”, escreveu Rodríguez em seu Twitter.
Apoio internacional
Guaidó se autoproclamou presidente interino da Venezuela no último dia 23 de janeiro. Desde a data, ele visitou países como Brasil, Paraguai e Colômbia. O oposicionista de Maduro já foi reconhecido como presidente por países da União Europeia, como Alemanha e Reino Unido.
Outro grande apoiador de Guaidó é o presidente estadunidense Donald Trump. Desse modo, a pressão sobre Maduro ganha mais força a cada dia. O presidente venezuelano se vê cada vez mais isolado, pois a perca de uma parcela de seu apoio militar interno o enfraquece politicamente.