AgroTimes

Grupo Vittia (VITT3): Em início de cobertura, XP mostra otimismo com ação que pode subir 71%

30 maio 2022, 14:57 - atualizado em 30 maio 2022, 14:57
Grupo Vittia
As perspectivas positivas para o Grupo Vittia são motivadas por três fatores (Imagem: Divulgação/Vittia)

XP Investimentos começou a cobertura das ações do Grupo Vittia (VITT3) com recomendação de compra e preço-alvo para o fim de 2023 em R$ 18,90 – o que implica potencial de alta de 71%.

Integrada no agronegócio, a companhia tem foco na fundação da Biosoja. Atualmente, o grupo é formado por seis empresas diferentes, quatro delas adquiridas após a entrada do BRZ Investimentos na empresa, em 2014. A Vittia estabelece um portfólio completo de nutrição e proteção de plantas usando produtos biológicos e sustentáveis.

Três fatores explicam a visão positiva da XP para o grupo:

  1. a alta recente nos preços dos fertilizantes pode trazer um impacto positivo nos biofertilizantes;
  2. a tecnologia na agricultura, vista em constante crescimento pela corretora; e
  3. a experiência e a plataforma comercial robusta da companhia, que, juntas, “se mostraram fundamentais para realizar fusões e aquisições de sucesso no setor”.

De 2021 a 2024, a corretora enxerga uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de receita líquida de 13,8%, aliada a um Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de 15,8% no mesmo período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Biofertilizantes e biopesticidas

Segundo a XP, o setor de biofertilizantes e biopesticidas está em processo de amadurecimento, em ritmo acelerado para ter melhores oportunidades por meio da associação com produtos químicos ou fertilizantes (NPK), “aumentando a eficiência em geral”.

Apesar de ter forte apelo ESG (ambiental, social e governança) para reduzir o uso de produtos químicos no curto prazo, na visão da corretora, “o melhor resultado sustentável deve ser aumentar os rendimentos e a produção, especialmente agora que a sombra da inflação de alimentos paira sobre o mundo”, explicam os analistas.

Um contraponto destacado pela XP é que, apesar dos agricultores já estarem familiarizados com os biofertilizantes e inoculantes, os biopesticidas ainda são novidade para a maioria, e precisam estabelecer um histórico sólido de sua eficiência nas principais culturas.

“No geral, o uso de produtos biológicos na produção se correlaciona com o nível de tecnologia da fazenda, não com seu tamanho, de modo que o perfil de clientes da Vittia é misto e principalmente granular, acarretando em maiores despesas de vendas e alongando seu capital de giro devido à demanda de crédito”, pontua a corretora.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Participe do grupo Comprar ou Vender no Telegram!

Faça parte do grupo do Comprar ou Vender no Telegram. Você tem acesso em primeira mão às principais indicações de investimentos dos analistas brasileiros e estrangeiros e ainda participa das discussões sobre os temas. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!