Grupo Soma tem lucro ajustado de R$ 21,9 milhões no terceiro trimestre

O Grupo Soma (SOMA3), que atua no segmento de varejo de moda, reportou um lucro líquido ajustado de R$ 21,9 milhões no terceiro trimestre deste ano, tombo de 45% ante um ano antes.
O indicador ajustado desconsidera efeitos não recorrentes , tais como as provisões feitas para lidar com crise gerada pela pandemia de coronavírus.
De acordo com o balanço divulgado a mercado na noite desta quinta-feira (12), as provisões feitas pela varejista ao longo do 2° trimestre, auge do isolamento social, diminuíram gradativamente a longo do último trimestre. A Soma espera que as provisões sejam totalmente revertidas nos últimos três meses do ano.
Portanto, levando em conta todos os gastos, a Soma teve prejuízo líquido de R$ 33,4 milhões no intervalo de julho a setembro, queda de 177% na comparação com um ano antes.
O Ebtida (indicador que acompanha a geração de caixa) ajustado teve saldo positivo de R$ 18,3 milhões no último trimestre, queda de 74% ante ao que fora registrado um ano antes.
Em termos positivos, a venda via e-commerce somou R$ 170,4 milhões no 3° trimestre, um crescimento de 173% frente ao mesmo período de 2019. O faturamento via omnichannel cresceu 202% entre os intervalos referidos, somando R$ 56,3 milhões.
Aquisições aquecidas

No primeiro semestre de 2020, o Grupo Soma concluiu duas transações importantes para a companhia.
A primeira referente à troca de ações e aquisição da totalidade da marca Cris Barros e a segunda referente a aquisição da marca Maria Filó.
Também em linha com a estratégia de fusões e aquisições, a varejista anunciou no mês passado a assinatura de um memorando de entendimentos com a NV, marca da empresária paulista Nati Vozza, considerada um dos maiores fenômenos da atualidade na moda nacional e a primeira grande marca brasileira nativa digital.