Grupo Soma (SOMA3) prevê aumento de margem, mas cenário mais desafiador para receita em 2023
O ano de 2023 deve ser mais desafiador para o Grupo Soma (SOMA3) quanto ao crescimento de receita, diante de fatores macroeconômicos incluindo as elevadas taxa de juros, mas a empresa deve exibir aumento de margem bruta, disse Roberto Jatahy, presidente da companhia, nesta quarta-feira.
“O ano de 2023 deve ser um ano mais desafiador quando falamos de crescimento, não só pelas bases comparáveis que ficam mais desafiadoras, mas também pelo cenário econômico difícil e em especial pelo alto patamar previsto para a Selic neste ano”, afirmou o executivo, em conferência com analistas.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
A taxa básica de juros do país está atualmente em 13,75% e a projeção do mercado pela pesquisa Focus é que encerre o ano em patamar 1 ponto percentual mais baixo.
Jatahy acrescentou que é “difícil” prever o quanto o Grupo Soma, dono de marcas como Hering, Farm e Animale, será capaz de compensar esse cenário com ganho participação de mercado, em meio a um ambiente competitivo forte.
O grupo publicou na véspera um lucro líquido ajustado de 99,3 milhões de outubro a dezembro, alta de 14,2% frente a igual período do ano anterior, em trimestre impactado pelo clima mais frio e Copa do Mundo. Ainda assim, as ações da empresa subiam 6,26%, a 8,83 reais, no início da tarde desta quarta-feira, tendo renovado máximas da sessão durante a conferência. O Ibovespa também acelerou os ganhos e subia 2,2%.
O Grupo Soma adquiriu a Hering em 2021, atualmente a maior geradora de receita para a empresa, e analistas vêm observando de perto a restruturação realizada na marca, em especial as medidas para elevar receita e margem bruta.
Jatahy afirmou que a margem bruta do Grupo Soma deve aumentar em 2023, à medida que a Hering deve capturar efeitos de medidas que estão sendo implementadas, seja no ambiente de loja ou na estrutura com fornecedores e parceiros. Já o conjunto das outras marcas do grupo deve mostrar margem estável.
Questionado sobre potenciais aquisições, Jatahy disse não ver nenhum ativo no Brasil que interesse à companhia no momento.