Grupo Petrópolis: Credores aprovam plano de recuperação judicial da rival da Ambev (ABEV3)
Os credores do Grupo Petrópolis, dono da Itaipava e concorrente da Ambev (ABEV3), aprovaram o plano de recuperação judicial, em assembleia realizada na segunda-feira (11). A proposta foi aceita por 96,4% dos votantes e, agora, segue para homologação da Justiça.
Antes da votação, os credores de todas as classes pediram esclarecimentos sobre o plano. A proposta aprovada prevê o pagamento de dívidas no valor de R$ 5,5 bilhões com continuidade das operações.
O Petrópolis afirma que a negociação “permitirá a adoção de medidas necessárias para a readequação do endividamento e da estrutura de capital da companhia, permitindo a retomada dos investimentos e da produção nas suas fábricas e assegurando a geração de milhares de empregos diretos e indiretos”.
Entre as medidas do novo plano estão a venda de unidades produtivas isoladas (UPIs), além da concessão de prazos e condições especiais de pagamento de obrigações e equalização dos encargos financeiros.
A proposta também pede recursos junto a credores, instituições financeiras, investidores ou outros interessados em fazer aportes para as empresas do grupo.
Grupo Petrópolis em recuperação judicial
O Grupo Petrópolis entrou com pedido de recuperação judicial, em caráter de urgência, em março deste ano. A Justiça aceitou o pedido em menos de um mês depois.
- Inflação volta a acelerar em agosto; O que esperar da Bolsa? Veja aqui se é hora de apostar na alta do Ibovespa (IBOV), segundo os analistas no Giro do Mercado. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times!
Os advogados do grupo afirmaram, na época, que a Petrópolis está em crise há 18 meses, assistindo à queda do volume de vendas desde 2021.
Além disso, eles citavam que a redução em vendas, receita e margens veio acompanhada do aumento da taxa Selic, que gera um impacto de aproximadamente R$ 395 milhões por ano no fluxo de caixa do grupo.