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Grupo Pão de Açúcar: preço da ação está distorcido; Ativa vê oportunidade de entrada

09 out 2021, 13:49 - atualizado em 09 out 2021, 14:29
A Ativa Investimentos atualizou a recomendação do papel do GPA de neutra para compra, com preço-alvo de R$ 37,90 (Imagem: Money Times/Lucas Simões)

A Ativa Investimentos vê oportunidade de investimento na ação do Grupo Pão de Açúcar (GPA – PCAR3). Na opinião da corretora, o valuation atual da companhia está distorcido.

“Apenas sua participação no Éxito já supera seu valor de mercado atual”, destacou o analista Pedro Serra, em relatório divulgado na terça-feira.

“O grupo detém uma fatia de 34% na C-Nova, e-commerce de capital aberto na França, que corresponde, a preços atuais, a um valor de mercado de aproximadamente R$ 6,1 bilhões. Já a participação de 97% no Éxito, líder de varejo alimentar na Colômbia, é equivalente a cerca de R$ 7 bilhões. Apenas a participação do grupo nas duas operações citadas seria equivalente a R$ 13,1 bilhões – no entanto, o valor de mercado do GPA, a preços de tela, vem sendo avaliado a R$ 6,9 bilhões”, completou.

Serra comparou o valor de mercado do GPA com as operações do Grupo Mateus (GMAT3). O analista salientou que o faturamento esperado para o varejista com operações nas regiões Norte e Nordeste é de aproximadamente R$ 16,8 bilhões em 2021. O valor de mercado atual do Grupo Mateus é de R$ 17 bilhões.

“A estimativa de receita – apenas para a operação brasileira – do Pão de Açúcar em 2021 é de, aproximadamente, R$ 32,8 bilhões, sendo avaliado a menos da metade da capitalização de mercado do Grupo Mateus”, afirmou.

A remodelação das bandeiras do grupo (Pão de Açúcar, Éxito e Carulla), bem como o avanço das iniciativas digitais, é gatilho de crescimento para a companhia (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

Ainda que veja maior atratividade nos modelos Cash & Carry (atacarejo) de outros players do setor, a Ativa atualizou a recomendação do papel do GPA de neutra para compra, com preço-alvo de R$ 37,90.

Mesmo com a cisão do Assaí (ASAI3), a corretora acredita que a remodelação das bandeiras do grupo (Pão de Açúcar, Éxito e Carulla), bem como o avanço das iniciativas digitais, é gatilho de crescimento para a companhia.

Além disso, por mais que a possibilidade de venda de participação de 34% na C-nova tenha ficado mais distante agora, a operação permanece como um gatilho positivo para o modelo de investimento do GPA. Caso se concretize, deve destravar valor para o nome.

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