Grupo Muffato aposta alto e compra 16 imóveis do Makro em SP
O Grupo Muffato, rede de varejo alimentar do Paraná, começou 2023 agitando o mercado imobiliário após adquirir 16 imóveis da holandesa Makro no estado de São Paulo, uma das maiores varejistas regionais de alimentos do país, e mostra que quer fazer frente às grandes redes.
A operação envolveu também a compra de 11 postos de combustíveis. Na capital paulista, o Muffato comprou imóveis da gigante holandesa nos bairros Butantã, Lapa e Interlagos.
As demais lojas ficam em Guarulhos, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santo André, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, duas unidades em Sorocaba, São José dos Campos, Taubaté, Campinas e Mogi das Cruzes.
Segundo o jornal Valor Econômico, fontes do setor estimam que a operação custou de R$ 800 milhões a R$ 1,1 bilhão. As empresas não mencionaram números.
Em nota enviada à imprensa, o CEO do Makro Brasil, Antero Filippo, disse que a venda se deu pelas constantes mudanças que o mundo passa e, com isso, a companhia está sempre analisando seus negócios em busca de oportunidades e maior eficiência.
“Nesse contexto, fomos contatados pelo Grupo Muffato, que identificou imóveis e ativos extremamente valiosos para o desenvolvimento de seu próprio negócio de varejo no país, e fez uma oferta por tais imóveis e ativos”, disse.
FII comprou imóveis em 2021
Em 2021, o fundo imobiliário CSHG Renda Urbana (HGRU11) comprou dez ativos imobiliários do Makro, em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Paraíba.
À época, as lojas eram pontos da companhia holandesa locados a outros varejistas. No ano passado, porém, o HGRU11 vendeu um ativo em Serra, no Espírito Santo.