Grupo Globo compra e assume o controle da Eletromidia (ELMD3)
De olho no potencial da Eletromidia (ELMD3) no segmento de mídia out of home, o Grupo Globo comprou a totalidade das ações da companhia, anteriormente detidas pelo fundo Vesuvius LBO, conforme anunciado em fato relevante na segunda-feira (4).
Segundo o documento, o contrato de compra e venda prevê a alienação de 65.923.980 ações ordinárias, representando 47,094% do capital social da empresa. Com essa aquisição, o Grupo Globo passará a deter o controle da Eletromidia, uma vez que já possuía 27% das ações.
A transação será realizada em duas partes. No fechamento do contrato, a Globo pagará uma parcela de fechamento de R$ 27,00 por ação, somando aproximadamente R$ 1,7 bilhão. Há ainda uma parcela contingente adicional de R$ 2,00 por ação, que poderá elevar o valor total do negócio, caso certas condições específicas sejam atendidas.
Entre essas condições está a realização de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) das ações em circulação no mercado pelo Grupo Globo. Se a empresa optar por desistir ou cancelar essa OPA sem que ocorra valorização das ações da Eletromidia, o valor adicional será pago ao fundo Vesuvius LBO. Outras condições para o pagamento da parcela contingente incluem a aquisição de 100% das ações da Eletromidia ou a fusão e incorporação de seu patrimônio pela Globo.
O documento também expressa a intenção da Globo de realizar uma OPA para adquirir as ações restantes da Eletromidia, atualmente em posse de acionistas minoritários. Isso permitiria ao Grupo Globo cancelar o registro da companhia junto à B3, possibilitando a transformação da empresa em uma operação de capital fechado.
Na visão dos analistas da XP Investimentos, a compra do controle pela Globo era um movimento estratégico iminente e acreditam que o negócio é extremamente sinérgico e proporcionará à Globo uma importante via de crescimento.
Eletromidia mira expansão de oferta no Rio de Janeiro
Recentemente, em entrevista ao Money Times, o CEO Alexandre Guerrero disse estar confiante com a expansão do negócio por conta do aumento no setor de serviços que indica que há mais dinheiro circulando na economia, e empresas estão mais dispostas a gastar em campanhas de marketing para captar essa demanda crescente.
Segundo o executivo, a mídia out-of-home (OOH) “está em ascensão, especialmente com a integração de formatos digitais e campanhas omnichannel que combinam OOH, TV aberta e internet”. Guerrero disse acreditar em um aumento na demanda por mídia OOH durante a Black Friday e Natal. “Com o comércio crescendo, espera-se um aumento nas campanhas promocionais, especialmente em períodos de alta sazonalidade”, afirmou.
A Eletromidia venceu recentemente a concessão de mobiliário urbano no Rio de Janeiro, com prazo de 20 anos. Segundo Guerrero, a prioridade da empresa na cidade será expandir e modernizar a oferta de mídia, instalando novos abrigos e MUPIs (Mobiliário Urbano para Propaganda e Informação), além de atualizar o mobiliário urbano existente. “Queremos oferecer uma cobertura estratégica e visualmente atraente para a cidade, consolidando nossa liderança no mercado carioca”, afirmou.
A Eletromidia registrou uma queda de mais de 50% no lucro líquido no segundo trimestre, mas com o resultado impactado pela reestruturação de dívida, que atualmente está em R$ 500 milhões.
Com Kaype Abreu