Grupo espanhol certificará o uso de energia renovável com blockchain
A rede espanhola de lojas de departamento El Corte Inglés certificará o uso de energia renovável por meio de blockchain. É uma aliança do conglomerado ibérico com o grupo EDP (Energias de Portugal) que servirá para autenticar uma possível redução nas emissões de CO2 e no uso real de energia limpa. Conforme publicado pelo veículo português, Jornal de Negócios.
A energia será gerada a partir de cinco parques eólicos distribuídos em Málaga, Sevilha e Cádiz, com capacidade de 169,4 MW, segundo a EDP. O projeto será realizado pela EDP Renováveis, subsidiária da EDP que atua no setor de energia renovável. Nesta primeira etapa, será utilizado em estabelecimentos em Málaga, Sevilha e Campo de las Naciones (Madri).
O objetivo é que o El Corte Inglés mantenha um registro, em tempo real, da energia consumida nesses estabelecimentos, usando o Blockchain Energy Tracking, um dispositivo para o certificado de origem de energia limpa. Nenhum dado técnico foi oferecido sobre esta solução, apenas servirá como um notário digital ao mesmo tempo em que a energia está sendo usada.
O uso de blockchain no campo de energia é uma das áreas de mais rápido crescimento para essa tecnologia, relacionada desde o seu início com criptomoedas. Mais e mais empresas estão anunciando novos projetos de certificação e validação por meio dessas redes descentralizadas.
As patentes sobre blockchain em todo o mundo estão concentradas na China, Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul e Reino Unido. De 2013 a 20 de dezembro de 2018, a China solicitou 4.435 patentes de blockchain, representando 48% do total de patentes de blockchain, enquanto os EUA solicitaram 1.833 patentes, representando 21%. De acordo com dados da LedgerInsights.