Política

Grupo de trabalho discute o posicionamento dos órgãos acadêmicos sobre tecnologia 5G

05 maio 2021, 9:56 - atualizado em 05 maio 2021, 9:56
5G
Tecnologia 5G pode possibilitar a Internet das Coisas (Imagem: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília)

O grupo de trabalho sobre a implantação da tecnologia 5G no Brasil promove audiência pública nesta quarta-feira (5), por videoconferência, para discutir o posicionamento da academia sobre essa tecnologia.

Foram convidados:
 o professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP e membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) Marcelo Zuffo;
 o pró-diretor de pós-graduação e pesquisa do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), José Marcos Câmara Brito;
 o diretor-executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), Fabro Steibel (confirmado);
 o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) Allan Kardec Duailibe Barros Filho;
 a representante do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (Iris), Paloma Rocillo; e
 a advogada e representante do Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações Flávia Lefevre.

O evento será realizado às 14 horas no plenário 7.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que solicitou a realização do debate, lembra que a implantação da tecnologia de internet móvel 5G no Brasil será o alicerce da entrada do País em uma nova era nas telecomunicações. “Vários especialistas estão considerando esta nova era digital uma verdadeira Revolução 4.0, com impactos nos diversos setores da sociedade, na produção, na cultura, na vida das pessoas e no desenvolvimento nacional”, diz.

A internet 5G é considerada fundamental para o desenvolvimento de funcionalidades como carros autônomos, telecirurgias, IoT (Internet das coisas), entre outros aspectos.