Grupo de brasileiros deixa Gaza e deve chegar ao Brasil amanhã
O grupo de brasileiros que aguardava permissão para deixar a Faixa de Gaza cruzou a fronteira com o Egito em Rafah neste domingo (12), de acordo com comunicado do governo, e deve chegar ao Brasil amanhã (13).
“Grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação”, informou o Itamaraty na plataforma de mídia social X (ex-Twitter).
O grupo de 32 brasileiros e familiares que deixou a Faixa de Gaza na manhã de hoje iniciará, em instantes, o deslocamento para o Cairo, em veículos providenciados pela embaixada do Brasil no Egito. Os 32 concluíram satisfatoriamente os trâmites migratórios para entrada no Egito. pic.twitter.com/ksZKWB2mxe
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) November 12, 2023
Segundo o Itamaraty, duas pessoas que integravam a lista original de 34 nomes desistiram da repatriação antes do embarque para o posto de Rafah. No grupo há 17 crianças, nove mulheres e seis homens, descreveu a nota do governo na rede social.
Israel, que controla a travessia no posto de fronteira entre Gaza e o Egito, começou a liberar a saída de estrangeiros da região na semana passada.
Na sexta-feira (10), depois de serem mobilizados e levados até a fronteira, o grupo foi obrigado a voltar aos locais de abrigo devido ao fechamento do posto de passagem.
- Petrobras paga R$ 17 bilhões em dividendos; mas vale a pena investir nas ações da petroleira agora? Confira a recomendação do analista Ruy Hungria e saiba o que fazer!
Brasileiros em Gaza estão em processo de repatriação
Os brasileiros, de acordo com o Itamaraty, concluíram os trâmites para entrada no Egito e partiriam para o Cairo em veículos providenciados pela embaixada do Brasil. O voo da FAB de repatriação para o Brasil deverá decolar da capital egípcia na manhã desta segunda-feira.
“Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz”, escreveu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na plataforma X.
De acordo com o governo, a aeronave VC2, da Presidência da República, aguarda o grupo para iniciar o décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início da crise.
Quando chegar ao Brasil, o grupo terá à disposição serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização, disse o governo. Eles ficarão dois dias hospedados em Brasília, onde devem ser recebidos por Lula.
“Alguns brasileiros têm destino certo porque têm familiares aqui. Então, serão deslocados para esses locais. Uma parcela significativa, quase a metade do grupo, não tem onde ficar. Porém, o Governo Federal já disponibilizou, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, um local onde essas pessoas ficarão acolhidas. Vai ser no interior de São Paulo”, informou o secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho.
Entretanto, o atraso na permissão para os brasileiros deixarem a Faixa de Gaza teria criado rusgas na relação entre os governos brasileiro e israelense, segundo fontes.
O Itamaraty fez chegar a Israel que, se algo acontecesse a algum dos brasileiros que estavam em Gaza, a relação diplomática entre os dois países ficaria insustentável.
Portanto, fontes ouvidas pela agência Reuters confirmam que o país aumentou a pressão sobre o governo de Benjamin Netanyahu.