Mercados

Gringos preferem bancões, petróleo é aposta em commodities e 6 ações top picks; para o que investidores estão olhando na bolsa?

05 fev 2024, 16:09 - atualizado em 05 fev 2024, 16:09
ibovespa-ibov-acoes-mercados
Investidores estão overweight com grandes bancos; locais preferem utilities (Imagem: Divulgação/B3)

Os gringos têm os grandes bancos como preferência na bolsa brasileira, revela a primeira edição de 2024 do levantamento do Itaú BBA com 160 investidores.

A pesquisa, realizada entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro e que contou com mais de 80% de participação formados por investidores locais, aponta que os estrangeiros estão se posicionando especialmente em bancões, sendo que 54% dos fundos estão overweight (exposição acima da média do mercado) nesse setor.

Outro segmento que chama a atenção deles é o de indústria/bens de capital, com 46% dos fundos overweight, diz o BBA.

Investidores locais também estão overweight com os grandes bancos, além de consumo/varejo. Porém, parecem ter preferência maior pelo segmento de utilities, com 66% dos fundos localizados no Rio de Janeiro e 56% dos fundos de São Paulo overweight no setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Investidores estão céticos com mineração e siderurgia

Ações de mineradoras e siderúrgicas são consenso entre investidores locais e estrangeiros na ponta do underweight (exposição abaixo da média do mercado), mostra a pesquisa.

“Parece haver um consenso entre fundos do Rio de Janeiro e de São Paulo com quais setores ficar underweight no Brasil. Esses fundos estão underweight com mineração e siderurgia e educação“, conta o BBA.

“Estrangeiros também parecem concordar com essa posição em mineração e siderurgia, com 50% dos fundos se declarando underweight no setor.”

O setor de saúde, historicamente overweight para o mercado, aparece entre os três principais segmentos underweight, seguido por papel e celulose.

O levantamento aponta ainda o petróleo como a commodity esperada para “outperformar” (desempenho esperado acima da média do mercado) em 2024.

“Em linha com as conclusões já mencionadas, nenhum fundo acredita que aço será a commodity a ‘outperformar’ em 2024”, completa o BBA.

Ações top picks

Investidores estão particularmente otimistas com Itaú (ITUB4). O maior banco privado do Brasil foi o nome mais escolhido como top pick entre os fundos que participaram da pesquisa (com destaque para os do Rio de Janeiro).

A Eletrobras (ELET3) foi o segundo nome mais citado entre os participantes, com destaque para os gringos, que elegeram a ação como top pick junto com Mercado Livre (MELI34).

Confira a seguir as seis ações top picks dos investidores locais e gringos:

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.