Gringos miram terras do Brasil, fim do caso Carrefour (CRFB3) e o 2025 da SLC Agrícola (SLCE3); os destaques do Agro Times
A última semana de novembro contou com diversos temas de importância no universo do agro, com destaque para o fim do boicote ao Carrefour (CRFB3), após o grupo francês se desculpar por colocar a parceria com a agricultura brasileira em dúvida.
Além disso, ouvimos a Genial Investimentos sobre a dupla listagem de ações da JBS (JBSS3). A casa vê a elevada fatia da J&F, holding da família Batista, e do BNDES no frigorífico como um empecilho para a listagem das ações em Nova York.
Os temas que mais se destacaram na última semana
A Kepler Weber (KEPL3), líder no mercado de equipamentos para armazenagem de grãos, realizou na última terça-feira (26) o seu Investor Day, que contou com a presença de investidores, gestores e analistas de ações.
De acordo com o Citi, a empresa está perto de se envolver em uma transação na qual vende um silo para um investidor institucional (FII), que assina um contrato de aluguel de longo prazo com o usuário final.
O 2024 da SLC Agricola (SLCE3) ficou marcado por problemas climáticos, principalmente em Mato Grosso, onde a companhia viu queda de 17% na colheita de soja, o que resultou em uma perda na ordem de R$ 500 milhões.
No terceiro trimestre, a companhia reportou um prejuízo de R$ 17 milhões. Em entrevista ao Money Times, o diretor financeiro (CFO), Ivo Brum, disse que o número do terceiro trimestre é, invariavelmente, fraco, “por não termos grandes marcações de ativos biológicos”.
Top 3 do agro
3º lugar – O alerta do Bradesco BBI ao Carrefour Brasil (CRFB3) diante do boicote dos frigoríficos
O embate entre o Carrefour (CRFB3) e o agronegócio brasileiro ganhou força e gerou crise entre produtores brasileiros e a rede francesa.
No fim de semana, inúmeras entidades e parlamentares ligados ao setor se posicionaram contra as falas do CEO global, Alexandre Bompard.
A declaração do CEO Global do Carrefour (CRFB3), Alexandre Bompard, gerou problemas com o agro.
Alguns interromperam o fornecimento de carne à rede varejista aqui no país, que engloba os hipermercados Carrefour, Atacadão e Sam’s Club.
Entre os frigoríficos que aderiram à interrupção estariam a JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e Masterboi, sendo que pelo menos 50 caminhões com carne para o grupo francês teriam sido suspensos no início da tarde do sábado (23).
1º lugar – Procura do exterior por propriedades rurais no Brasil cresce; EUA e Japão lideram buscas
A procura por fazendas, sítios e chácaras do Brasil cresceu 17% nos últimos três meses, de acordo com levantamento feito pelo Chaozão, portal especializado em anúncios de propriedades rurais.
A procura estrangeira responde por 15% do total registrado pelo site em 2024, sendo o restante (85%) referente às consultas feitas no Brasil.