Greve na Argentina afeta voos de brasileiros; veja quais são os direitos do consumidor
Funcionários da estatal argentina Intercargo realizam, nesta quarta-feira (28), greve em busca de negociação salarial. Com isso, centenas de voos do país, com destinos internacionais ou que chegariam na Argentina, foram cancelados.
A Intercargo é responsável pela administração do serviço de rampa, transferência de passageiros e de bagagens nos aeroportos da Argentina.
- Receba matérias especiais do Money Times + recomendações de investimentos diretamente em seu WhatsApp. É só clicar aqui e entrar na In$ights, comunidade gratuita.
Greve na Argentina cancela voos: o que o consumidor deve fazer?
Em nota, a Latam informa que cancelou suas operações de e para a Argentina para esta quarta. A companhia está oferecendo alternativas para os passageiros afetados, que podem ser acessadas pelo site, no menu “Minhas Viagens”(https://www.latamairlines.com/br/pt/minhas-viagens).
- Todos os passageiros Latam que desejarem alterar a data/voo sem custo (podendo ser ida e volta simultaneamente) podem fazê-lo para até 1 ano a partir do primeiro voo, respeitando a origem e o destino do itinerário;
- Os reembolsos se aplicam sem ônus e para todos os cupons de bilhetes não utilizados.
Já a Gol explica que cancelou todos os seus voos com destino ou origem na Argentina nesta quarta-feira. “A paralisação afetará a operação aeroportuária nas cidades em que a companhia tem voos agendados para esta data (Buenos Aires – AEP e EZE, Córdoba-COR e Rosário-ROS), impossibilitando a realização das operações”, explica em nota.
A companhia esclarece que todos os clientes terão seus voos remarcados para outras datas e poderão realizar a alteração sem custos, conforme a vontade de cada passageiro.
Clientes com bilhetes marcados para esta data estão recebendo comunicação via e-mail e SMS, de acordo com os dados informados no ato da compra, já podendo realizar a autogestão de seus bilhetes nos Canais Digitais da Gol.
Para atender os clientes afetados, a Gol também criou operações extras para o dia 29 de fevereiro. Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo 0300 115 2121.
A Aerolíneas Argentinas informou que, devido à medida de força sindical, os horários de voos estão sendo afetados. A companhia orienta que os passageiros que verifiquem as últimas informações disponíveis sobre o estado do seu voo através das seguintes opções:
- Neste link, com o número do voo.
- Se o e-mail já foi informado, orientam que verifique sua caixa de entrada, pos enviarão qualquer novidade em tempo real.
- Pelo WhatsApp da companhia, digitando a OPÇÃO 2 (Informações Gerais) e depois a OPÇÃO 1 (Status do Voo).
Além disso, a Aerolíneas Argentinas aponta que o consumidor pode modificar sua reserva através destes canais:
- Através da sua agência de viagens;
- Por Autogestão para bilhetes emitidos junto à empresa;
- Central de Atendimento 0810-222-86527 (Atenção: segunda a sexta das 8h às 20h – sábados, domingos e feriados das 8h às 14h).