Geral

Greve Metrô e CPTM: Governo de São Paulo decreta ponto facultativo nesta terça (3); entenda

02 out 2023, 16:12 - atualizado em 02 out 2023, 16:12
greve
Greve em São Paulo está prevista para às 00h de terça-feira (3) (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Governo de São Paulo determinou ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital nesta terça-feira (3), devido a paralisação prevista por sindicatos de trabalhadores do MetrôCPTM Sabesp.

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô serão paralisadas, bem como todas as linhas da CPTM de gestão pública, ou seja, 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, conforme previsão do Sindicato dos Metroviários. Dessa maneira, a determinação visa “reduzir os prejuízos à população, garantindo a remarcação de consultas, exames e demais serviços que estavam agendados para a data da greve”.

Em comunicado, o governo diz que serviços de segurança pública não serão afetados, assim como os restaurantes e postos móveis do Bom Prato.

No caso das consultas em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) da capital e em outras unidades de saúde estaduais terão seus reagendamentos garantidos, assim como nos postos do Poupatempo. Aulas e provas da rede estadual de ensino também serão repostas e reagendadas.

  • AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM OUTUBRO: O analista-chefe João Piccioni revela as oportunidades da carteira da Empiricus Research, que deu tchau para a B3 (B3SA3) e incluiu um novo papel com grande potencial. É só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entenda reivindicações da greve

Além de melhorias no salário e mudanças no ambiente laboral, de acordo com Lisboa, as privatizações sinalizadas pelo governo de Tarcísio de Freitas, governador do estado de São Paulo, preocupam pelo que os sindicados veem como tendência de ocasionar um aumento no valor das passagens e da tarifa da água.

A exemplo disso, citam as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, controladas pela ViaMobilidade, que frequentemente apresentam falhas, segundo eles. Em ambas linhas, já foram registrados atrasos e descarrilamentos. “Até colisão na plataforma aconteceu”, lembrou a presidente do sindicato.

As entidades chamam a atenção para a insalubridade de parte dos locais de trabalho e a sobrecarga de tarefas. Além disso, corre um processo de terceirização dos funcionários da bilheteria do Metrô, pontou a presidente do sindicato. Segundo ela, o processo deve se traduzir, como a maioria das terceirizações, em salários menores.

Confira como deve ficar o funcionamento do Metrô e CPTM amanhã:

  • Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô devem paralisar atividades, segundo o sindicato;
  • Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, operadas pela ViaQautro e ViaMobilidade, não serão afetadas;
  • O sindicato prevê paralisação de todas as linhas da CPTM de gestão pública, sendo elas a 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade;
  • Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, seguirão operando na terça-feira.