Greve: Levantamento mostra mudança em hábito do consumidor
Um levantamento do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra o comportamento do consumo da população brasileira entre os dias 23 e 25 de maio, quando a paralisação dos caminhoneiros passou a afetar mais diretamente o abastecimento de produtos em todo o País.
O resultado mostrou que os consumidores correram aos postos na quarta (23) e quinta-feira (24) por medo de desabastecimento. Com isso, a receita dobrou em comparação com a média diária do início do mês. O cenário mudou na sexta-feira (25), quando houve queda de 28% na receita de vendas.
Já nos supermercados e hipermercados, a receita cresceu bastante (23%) na quarta e quinta e acelerou para 52% na sexta-feira. O volume ficou atrás apenas da receita registrada no sábado, 12, véspera do Dia das Mães.
“O ICVA nos evidencia que a população brasileira tem se preocupado com itens de necessidade básica. Porém, pode ocorrer que esse segmento também seja afetado pela eventual escassez de produtos”, afirma Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo.
O setor de Alimentação (Bares e Restaurantes) apresentou uma queda de 8% na quinta-feira (24) em comparação com a semana anterior (17), decorrente principalmente da diminuição da quantidade de vendas, que também recuou 8%.
O segmento de Vestuário e Artigos Desportivos apresentou o mesmo comportamento, com quedas de 10% na receita e de 12% na quantidade de vendas. O efeito de queda de receita na quinta-feira (24) na comparação com a quinta-feira anterior (17) também foi visto nos setores de Móveis, Eletrodomésticos e Lojas de Departamento, e Materiais para Construção, 19% e 16%, respectivamente.