Greve em São Paulo: Veja quais linhas do Metrô e da CPTM serão afetadas
A partir das 00h desta nesta terça-feira (3) ocorrerá uma paralisação em São Paulo envolvendo trabalhadores do Metrô, CPTM e Sabesp.
As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô serão paralisadas, bem como todas as linhas da CPTM de gestão pública, ou seja, 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, conforme previsão do Sindicato dos Metroviários.
A greve se deve as “inúmeras afirmações” do governador Tarcísio de Freitas de que pretende privatizar os serviços públicos do transporte sobre trilhos e do saneamento básico e fornecimento de água no estado, conforme informou o Sindicato.
“O dia 3/10 unifica a luta contra o leilão da Linha 7 da CPTM, a tramitação da privatização da Sabesp na Alesp e as terceirizações no Metrô”, pontuam.
A Justiça determinou 100% de operação do metrô e da CPTM em horários de pico e 80% nos demais períodos, além de 85% do contingente da Sabesp, no entanto, o Sindicato promete recorrer da decisão por considerá-la um “ataque ao direito constitucional de greve”.
Em caso de descumprimento da determinação, “cada um dos sindicatos que representam os trabalhadores sofrerão multa diária de R$ 500 mil”.
- AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM OUTUBRO: O analista-chefe João Piccioni revela as oportunidades da carteira da Empiricus Research, que deu tchau para a B3 (B3SA3) e incluiu um novo papel com grande potencial. É só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado!
Linhas que serão afetadas pela greve em São Paulo
Confira como deve ficar o funcionamento do Metrô e CPTM amanhã:
- Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô devem paralisar atividades, segundo o sindicato;
- Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, operadas pela ViaQautro e ViaMobilidade, não serão afetadas;
- O sindicato prevê paralisação de todas as linhas da CPTM de gestão pública, sendo elas a 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade;
- Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, seguirão operando na terça-feira.
* Com Agência Brasil