Greve

Greve em São Paulo: Paralisação pode se estender até quarta-feira (4)?

03 out 2023, 15:47 - atualizado em 03 out 2023, 15:47
greve sp pode durar ate amanha
Sindicato se reunirá às 18h para decidir continuidade. (Imagem: Pixabay)

A greve dos trabalhadores do MetrôCPTM Sabesp ainda não chegou ao fim. A paralisação, que teve início às 00h desta terça-feira (3), deve acabar após 24h de acordo com o Sindicato dos Metroviários de SP.

Em nota à imprensa, o Sindicato disse que uma assembleia será realizada às 18h, ainda desta terça, para que os funcionários do Metrô possam avaliar os rumos e a continuidade, ou não, da paralisação.

De acordo com o comunicado, a paralisação é “em virtude dos pregões marcados para os dias 10 e 17 de outubro de 2023, que concretizam a terceirização dos serviços de Atendimento nas Estações e dos Serviços de Manutenção no Pátio Oratório, respectivamente, da Companhia do Metropolitano (Metrô)”.

A Justiça chegou a determinar o funcionamento de 100% da operação do metrô e da CPTM em horários de pico e 80% nos demais períodos, além de 85% do contingente da Sabesp. No entanto, o Sindicato não atendeu a determinação por considerá-la um “ataque ao direito constitucional de greve”.

Desde sua instauração, apenas duas linhas da CPTM funcionaram parcialmente, enquanto no Metrô nenhum passageiro foi transportado.