BusinessTimes

Grendene joga a toalha para o crescimento do consumo de calçados em 2019

26 abr 2019, 10:53 - atualizado em 26 abr 2019, 10:54
As vendas menores, explica a companhia, ocorreram tanto no mercado interno (26,6%) quanto no mercado externo (37,0%).

A Grendene (GRND3), fabricante de calçados e dona das marcas Ipanema, Rider e Melissa, registrou uma expressiva queda de 51% no lucro líquido no primeiro trimestre de 2019, para R$ 76,5 milhões, informou a empresa por meio de um comunicado enviado ao mercado nesta sexta-feira (26). As ações caem 5,6% na B3, a R$ 7,60.

A margem líquida caiu 10,5 pontos percentuais. Segundo a empresa, os números são consequência da queda de 29,5% no volume e 22,5% na receita líquida (R$ 423,3 milhões). As vendas menores, explica a companhia, ocorreram tanto no mercado interno (26,6%) quanto no mercado externo (37,0%).

“A Grendene perdeu market share nos dois mercados. Desta forma, todas as margens foram afetadas e o lucro líquido caiu 51% em relação a igual período do ano anterior. O principal problema enfrentado pela empresa no trimestre foi a falta de vendas de uma forma praticamente generalizada entre marcas, modelos e geografias”, analisa a corretora Coinvalores em um relatório.

“Dificilmente este resultado se deve apenas à queda no consumo, portanto devemos ter perdido market share tanto no mercado interno como externo. O consumo brasileiro em geral não foi forte e é provável que tenha caído mais uma vez, mas dificilmente na mesma proporção que caímos”, revela a administração em comentário publicados junto ao documento. A direção pontuou, contudo, que não projetava um recuo tão acentuado no mercado interno, ao contrário, “esperávamos um início de recuperação”.

O Ebitda apresentou recuo de 63,2%, a R$ 50,252 milhões, com a margem caindo 13,1 p.p. O Ebit, medida mais utilizada pela Grendene por considerar que por possuir uma grande posição de caixa que gera receitas financeiras expressivas, caiu 72,2% (R$ 33,5 milhões).

“Diante da realidade observado no primeiro trimestre de 2019 não podemos mais falar em recuperação de consumo de calçados no mercado brasileiro para este ano, permanecendo completamente indefinido como a economia, o consumo e o consumidor devem se comportar. A tão esperada recuperação ainda não começou e pode nem acontecer este ano”, declara a Grendene.

Veja o resultado:

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar