Internacional

“Green Pass” para os vacinados contra Covid acelera volta à vida normal em Israel

21 fev 2021, 14:21 - atualizado em 21 fev 2021, 14:21
Jerusalém Israel Palestina Turismo Oriente Médio Religião
As lojas estavam abertas para todos. Mas o acesso a academias, hotéis e teatros estava limitado para as pessoas com o chamado “Green Pass (Imagem: Unsplash/@sandercrombach)

Israel reabriu setores de sua economia neste domingo, incluindo shopping centers e instalações de lazer, com o governo dizendo que o início da volta à rotina normal é possível por conta das vacinas contra a Covid-19 distribuídas para quase metade da população.

As lojas estavam abertas para todos. Mas o acesso a academias, hotéis e teatros estava limitado para as pessoas com o chamado “Green Pass”: os que já tomaram as duas doses da vacina há pelo menos uma semana, ou que tenham se recuperado da doença e tenham imunidade presumida.

Os detentores do passe podem provar seu status apresentando um certificado de vacinação ou baixando um aplicativo do Ministério da Saúde ligado aos seus arquivos médicos.

Exatamente um ano após o primeiro caso documentado de coronavírus em Israel, o afrouxamento das restrições no domingo é parte de um plano do governo para reabrir a economia mais amplamente no próximo mês, quando o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, concorre à reeleição.

“Somos o primeiro país no mundo que está ressuscitando graças às milhões de vacinas que trouxemos”, disse ele no Twitter. “Vacinado? Pegue o Green Pass e volte à vida normal”.