Grayscale anuncia remoção do fundo XRP Trust devido à reação do mercado
A empresa de investimentos em criptoativos Grayscale decidiu dissolver o XRP Trust (XRPFUND) — uma decisão que veio dias após o anúncio da liquidação das posições com XRP de seu Digital Large Cap Fund (GDLC).
Em um comunicado de imprensa que circulou nessa quarta-feira (13), Grayscale citou a decisão da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC) em abrir um processo judicial contra a Ripple no mês passado, argumentando que o criptoativo XRP é um valor mobiliário sob a lei americana.
“Em resposta à ação da SEC, certos participantes do mercado anunciaram medidas, incluindo a deslistagem de XRP de grandes plataformas de negociação de criptoativos, resultando na conclusão da Responsável de que pode ser cada vez mais difícil para investidores americanos, incluindo o Fundo, converter XRP em dólares americanos e, assim, continuar as operações do Fundo”, disse a Grayscale ontem, acrescentando:
Em conexão com a dissolução, a Responsável liquidou os XRPs do fundo e pretende distribuir o faturamento para shareholders do Fundo após deduzir as despesas e fornecer as reservas apropriadas e sujeitas a qualquer retenção aplicável. O Fundo será encerrado após a distribuição do faturamento.
Diversas empresas cripto decidiram se afastar do XRP. A iminente disputa da SEC resultou em um processo judicial do Tetragon Financial Group, que havia investido na rodada de financiamento “series C” (para ajudar no desenvolvimento de novos produtos) da Ripple.
Ainda assim, reguladores de outros países tomaram outra abordagem em sua determinação sobre o status do XRP. O Japão, por exemplo, o considera como uma criptomoeda sob suas leis relacionadas a serviços de pagamentos.