AgroTimes

Grãos: colheita da safra 2022/23 atinge 97% da área de soja no RS, diz Emater

26 maio 2023, 10:57 - atualizado em 26 maio 2023, 10:57
Soja
Segundo a Emater, a reduzida ocorrência de precipitações na segunda metade de maio permitiu avanço da colheita, mas a presença prolongada de orvalho e neblina em alguns dias resultou em baixo rendimento operacional (Imagem: Pixabay/Innviertlerin)

A colheita de soja no Rio Grande do Sul atingiu 97% da área cultivada, avanço de cinco pontos porcentuais na última semana, informou a Emater-RS/Ascar, em boletim. Os trabalhos estão à frente de igual período de 2022 (94%) mas atrás da média de 2018 a 2022 (98%).

Segundo a Emater, a reduzida ocorrência de precipitações na segunda metade de maio permitiu avanço da colheita, mas a presença prolongada de orvalho e neblina em alguns dias resultou em baixo rendimento operacional devido às poucas horas de condições adequadas para o trabalho das colheitadeiras, além de resultar em grãos com alto teor de umidade.

Ainda conforme a Emater, em razão do atraso na colheita, causado pelas chuvas excessivas no início de maio, houve perdas por debulha natural e altos índices de descontos devido a grãos danificados, especialmente nas cultivares que estavam prontas para a colheita naquele período. Já nas cultivares de implantação mais tardia, cujo ciclo estava em finalização quando ocorreram os grandes volumes de chuva, não foram observados problemas expressivos em relação a perdas na lavoura ou a descontos nas empresas cerealistas, segundo a empresa.

A colheita de milho registrou avanço de 2% na última semana, alcançando 89% da área. O ritmo está atrás dos 90% de igual período do ano passado mas em linha com os 89% da média de cinco anos.

“O ritmo foi mais acelerado onde a operação na cultura da soja já foi concluída, enquanto nas lavouras mais tardias, semeadas de forma progressiva, em etapas, a colheita ocorre de forma mais lenta devido à espera pela completa maturação dos grãos”, disse a Emater.

As lavouras semeadas mais tarde continuam apresentando desenvolvimento satisfatório.

“O clima mais úmido, com a formação de orvalho durante as madrugadas e temperaturas amenas ao longo do dia, está contribuindo para a manutenção da umidade no solo, suprindo as necessidades hídricas das plantas.”