Grãos, algodão e boi fizeram disparar franquias em Cuiabá, apesar da desaceleração do agro em 2022
A economia do Mato Grosso se valoriza em todos os parâmetros vindos da força do agronegócio. Com o setor dono de mais de 50% da atividade do estado, a riqueza distribuída fez crescer os olhos das redes de franquias.
No primeiro semestre de 2022, a abertura de franquias de varejo e serviços em Cuiabá saltou para a vice-liderança no Brasil.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou alta de 31,7% de variação positiva.
A capital do estado líder em produção agrícola da grãos, algodão e boi virou de junho para julho acumulando 1.106 unidades, depois de fechar dezembro de 2021 com 840.
Apesar do agronegócio ter mostrado desaceleração no Brasil no primeiro semestre – recuou 0,9% de janeiro a março e subiu 0,5% no 2º trimestre, segundo as contas do IBGE -, e também de julho a setembro, a participação na economia mato-grossense é muito alta para sofrer queda maior na margem.
Logo, a expectativa da ABF é de que as redes vão prosseguir captando novas parcerias locais, inclusive, naturalmente, de franquias que lidam diretamente com o setor.
É o caso da rede mineira Sonhagro, de crédito rural, representante de várias instituições financeiras, que prepara um plano de ataque para fincar bases em Cuiabá, de acordo com o proprietário Romário Alves.