Grandes investidores preveem vitória de Joe Biden nos EUA, aponta pesquisa global
A maioria dos grandes investidores e controladores de grandes empresas acredita que o democrata Joe Biden vencerá Donald Trump, em novembro, e será o novo presidente dos Estados Unidos. A conclusão é de uma pesquisa do banco suíço UBS, que entrevistou mais de 4 mil grandes investidores e proprietários de empresas em 14 países.
Segundo a pesquisa, realizada entre o fim de junho e início de julho, 55% dos entrevistados afirmam que Biden vencerá, contra 45% que preveem a reeleição de Trump.
A instituição acrescenta que a corrida presidencial americana é a maior preocupação de 46% dos grandes investidores e empresários neste ano. Em maio, o percentual era de 39%. Não é apenas o resultado do pleito que preocupa, mas também a temperatura da disputa.
Turbulências
Quanto mais acirrada for a campanha, maior será a volatilidade dos mercados e das economias globais, afirmam os entrevistados.
Em termos regionais, os latino-americanos são os que mais apostam numa vitória de Trump, com 49% das respostas. Já os suíços, terra-natal do UBS, são os mais céticos: 42% afirmam que o republicano se reelegerá.
O banco constatou que os grandes investidores e empresários responderão com medidas práticas ao resultado da eleição americana. Na média, 61% dos entrevistados disseram que realizarão ajustes em suas carteiras e projetos, de acordo com o vencedor. Os asiáticos são, de longe, os que mais revisarão seus portfólios (75% dos entrevistados da região).