Comprar ou vender?

‘Grande apetite’ de Assaí (ASAI3) faz Inter reforçar aposta na ação

22 out 2022, 9:00 - atualizado em 21 out 2022, 11:23
Assai
Inter ressalta que, embora o ritmo de expansão provavelmente diminua, o Assaí ainda está em busca por capilaridade e bons pontos dentro das cidades (Imagem: Assaí/Divulgação)

O Inter Research atualizou a tese de investimento do Assaí (ASAI3) na semana, pouco antes de a companhia divulgar seus resultados do terceiro trimestre.

A ação do varejista recebeu um novo preço-alvo de R$ 24 ao fim de 2023, ante R$ 21 ao fim de 2022.

A recomendação de compra foi reforçada, com analistas de olho no “grande apetite” da empresa para crescer no mercado do varejo alimentício.

O Inter destaca que a pandemia do coronavírus, com a imposição de restrições de deslocamento, teve um papel importante para a expansão do modelo de atacarejo no Brasil, principalmente em classes de renda mais elevada.

“A corrida pelo abastecimento nos primeiros meses e o medo de frequentar lugares fechados de menor tamanho tornaram o atacarejo um estabelecimento oportuno. Como a experiência de compra não foi tão ruim quanto se esperava, parte desse público permaneceu”, explica o analista Breno de Paula.

O Inter chama atenção para o ritmo acelerado de crescimento do Assaí no país, tendo passado de 61 lojas em 2012 para 228 lojas, acumulando mais de 1 milhão de metros quadrados de área de venda, em setembro de 2022.

“Em 2021, a companhia alcançou seu recorde de expansão em um ano: 28 aberturas – número que deve ser ultrapassado com folga nos próximos meses, pois o Assaí reforçou no último trimestre seu guidance de pelo menos 52 aberturas em 2022″, acrescenta o analista.

Das aberturas no ano, 40 lojas serão conversões da marca Extra provenientes da transação com o Grupo Pão de Açúcar (GPAPCAR3). Foram 71 lojas Extra adquiridas. Até o momento, as lojas já convertidas têm faturado, em média, três vezes mais do que a antiga bandeira, reforça Breno de Paula.

O Inter ressalta que, embora o ritmo de expansão provavelmente diminua, o Assaí ainda está em busca por capilaridade e bons pontos dentro das cidades. A instituição avalia que ainda existe espaço para o varejista crescer no país, “sobretudo fora de São Paulo”.

As principais apostas do Inter recaem sobre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo, regiões onde o Assaí ainda não possui unidades.

3T22

Entre julho e setembro de 2022, o Assaí apresentou lucro de R$ 281 milhões, queda de 47,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mesmo com a queda no comparativo anual, o resultado veio acima do esperado, segundo a Refinitiv. Analistas estimavam R$ 246 milhões para o terceiro trimestre.

A receita líquida do Assaí avançou quase 30%, a R$ 13,8 bilhões, positivamente influenciada pelos seguintes fatores:

  1. inauguração de 44 novas lojas nos últimos 12 meses, que, segundo a empresa, foi recorde para o período, e cuja excelente performance evidencia a bem-sucedida estratégia de expansão
  2. da performance das vendas mesmas lojas de elevação de 9%;
  3. avanços na melhoria da experiência de compra
  4. estratégia comercial, com destaque para a campanha de aniversário.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado atingiu R$ 1 bilhão, elevação de 20,6%. A margem Ebitda recuou 0,5 ponto percentual.

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