BusinessTimes

GPA quer incorporar James Delivery para elevar vendas e cortar custos

17 nov 2022, 10:23 - atualizado em 17 nov 2022, 10:23
O GPA não divulgou estimativas de sinergias para a incorporação (Imagem: REUTERS/Nacho Doce)

O GPA, dono do Pão de Açúcar, disse na noite de quarta-feira que pretende incorporar seu negócio de entrega de comida James Delivery com o objetivo de expandir as vendas online do grupo e reduzir custos.

O aplicativo de delivery foi adquirido em 2018 e é detido pelo GPA através de investimento no capital social.

Caso a mudança proposta seja executada, os elementos do ativo e passivo do James seriam incorporados ao GPA.

“A decisão da administração pela incorporação de James está fundamentada e totalmente alinhada à estratégia do Novo GPA Brasil de expandir suas vendas na modalidade de e-commerce, aprimorar seu modelo de delivery e, consequentemente, melhorar a experiência de compra dos clientes do grupo”, disse o GPA em fato relevante ao mercado.

O GPA passa por reestruturação recente de seus negócios, tendo decidido no ano passado sair do segmento de hipermercados, no qual operava pela bandeira “Extra Hiper”, e neste ano anunciado estudos para segregar a bandeira Éxito, que opera em países da América do Sul.

O grupo varejista disse na quarta-feira que a ideia da transação é ampliar o volume de entregas especialmente sob a modalidade em até 90 minutos.

A empresa ainda mira cortar custos em áreas administrativas e destravar valor estratégico da unidade, “mantendo-se a estrutura e know-how que James possui em entregas express dentro da estrutura do GPA”.

O GPA não divulgou estimativas de sinergias para a incorporação.

Os termos do negócio foram aprovados pelo conselho de administração do GPA e assinados pelas administrações de ambas as empresas, enquanto sua efetivação depende de aval dos acionistas do grupo em assembleia marcada para 16 de dezembro, segundo o documento.

O custo da incorporação é estimado em 226,1 mil reais, incluindo com publicações, auditores, avaliadores, advogados e outros profissionais contratados para assessoria na operação, disse o GPA.

Como o GPA já é dono do James, não será necessário um aumento de capital, segundo a varejista.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar