ImóvelTimes

GPA (PCAR3) vai embolsar R$ 330 milhões com venda de ativos; veja quais

19 jun 2023, 18:52 - atualizado em 19 jun 2023, 18:52
Pão de Açúcar
GPA vende imóveis em seis estados seguindo com seu plano de reestruturação e redução de alavancagem financeira (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

O GPA (PCAR3) informou há pouco que vendeu 11 imóveis a fundo privado por R$ 330 milhões. As lojas são próprias da gigante do varejo e ficam em São Paulo, Brasília, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Em comunicado publicado na noite desta segunda-feira (19), o GPA explica que a operação é no formato “sale and leaseback“. Ou seja, os imóveis serão vendidos, porém, a varejista fará contratos de aluguéis mantendo suas operações nesses imóveis.

Segundo o GPA, a locação será pelo prazo inicial de 15 anos, com exceção de três lojas, que serão locadas com prazo inicial de 18 anos.

No entanto, os acordos preveem renovação dos aluguéis por um prazo adicional de respectivos períodos, garantindo a continuidade das operações do GPA nos empreendimentos, mas em condições financeiras sustentáveis. Contudo, com um cap rate inferior a 9%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

GPA reorganiza a casa

A rede de varejo explica que a operação faz parte do plano de redução da alavancagem financeira da companhia entre este ano e 2024, o que deverá contribuir para a redução da sua dívida líquida. Além disso, essa reestruturação deverá reforçar a estrutura de capital da empresa.

No mais, o GPA diz que, com o plano de redução da alavancagem, espera concluir a venda de ativos que não façam parte do seu negócio principal (core business). Como também melhorias operacionais que resultarão na meta de margem Ebitda ajustada de 8% a 9% em 2024, conforme projeção já divulgada.

Por sua vez, a companhia diz que também espera redução do excesso de estoque das lojas e venda na participação do Grupo Éxito, após o processo de segregação em curso.

Leia o comunicado na íntegra