GPA (PCAR3) vai embolsar R$ 330 milhões com venda de ativos; veja quais
O GPA (PCAR3) informou há pouco que vendeu 11 imóveis a fundo privado por R$ 330 milhões. As lojas são próprias da gigante do varejo e ficam em São Paulo, Brasília, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Em comunicado publicado na noite desta segunda-feira (19), o GPA explica que a operação é no formato “sale and leaseback“. Ou seja, os imóveis serão vendidos, porém, a varejista fará contratos de aluguéis mantendo suas operações nesses imóveis.
Segundo o GPA, a locação será pelo prazo inicial de 15 anos, com exceção de três lojas, que serão locadas com prazo inicial de 18 anos.
- Os analistas da Empiricus Research estão de olho em uma empresa que pode te dar dinheiro enquanto salva a sua casa, e o ticker dela foi revelado no Giro do Mercado de hoje (19). Para saber qual é, é só clicar aqui. Aproveite para se inscrever no nosso canal e acompanhe a live de segunda a sexta-feira ao meio-dia.
No entanto, os acordos preveem renovação dos aluguéis por um prazo adicional de respectivos períodos, garantindo a continuidade das operações do GPA nos empreendimentos, mas em condições financeiras sustentáveis. Contudo, com um cap rate inferior a 9%.
GPA reorganiza a casa
A rede de varejo explica que a operação faz parte do plano de redução da alavancagem financeira da companhia entre este ano e 2024, o que deverá contribuir para a redução da sua dívida líquida. Além disso, essa reestruturação deverá reforçar a estrutura de capital da empresa.
No mais, o GPA diz que, com o plano de redução da alavancagem, espera concluir a venda de ativos que não façam parte do seu negócio principal (core business). Como também melhorias operacionais que resultarão na meta de margem Ebitda ajustada de 8% a 9% em 2024, conforme projeção já divulgada.
Por sua vez, a companhia diz que também espera redução do excesso de estoque das lojas e venda na participação do Grupo Éxito, após o processo de segregação em curso.