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Prejuízo do GPA (PCAR3) mais que triplica no 3º tri

03 nov 2022, 18:49 - atualizado em 03 nov 2022, 19:45
Pão de Açúcar
As vendas mesmas lojas das operações da companhia no Brasil subiram 3,8% e excluindo combustíveis o indicador avançou 6,6% (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

O GPA, dono da rede Pão de Açúcar (PCAR3), viu seu prejuízo aumentar no terceiro trimestre, impactado parcialmente por um resultado financeiro negativo, enquanto executa a restruturação de seus negócios.

O GPA registrou prejuízo líquido de 288 milhões de reais de julho a setembro, ante resultado negativo de 89 milhões no mesmo período de 2021o, anunciou o grupo controlado pelo francês Casino nesta quinta-feira.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado caiu 2,5% na mesma comparação, para 660 milhões de reais. A margem recuou de 7,1% para 6,3%.

O GPA passa por restruturação de seus negócios após decidir no ano passado sair do segmento de hipermercados, no qual operava pela bandeira “Extra Hiper”, enquanto luta para enfrentar o efeito de inflação no consumo.

Em março, a empresa trouxe Marcelo Pimentel, ex-presidente da Marisa, para comandar as operações, com foco na revisão dos sortimentos de produtos disponíveis, de modo a reduzir estoques, ao mesmo tempo que mira baixar a falta de produtos nas gôndolas.

“Entramos nesse quarto trimestre com uma tendência melhor nas vendas”, disse Pimentel no relatório de resultados, acrescentando que a empresa já encerrou os estudo para o sortimentos ideal, principalmente para a bandeira Pão de Açúcar. Ele destacou a elevação da participação de perecíveis já nos números do terceiro trimestre.

O GPA havia divulgado há duas semanas prévia operacional com receita bruta no Brasil de 4,3 bilhões de reais para o trimestre e crescimento no conceito mesmas lojas de 6,6% ante mesmo período de 2021, excluindo em postos de combustíveis. A marca Pão de Açúcar cresceu 5,5% nas vendas mesmas lojas.

O GPA registrou prejuízo líquido de 288 milhões de reais de julho a setembro, ante resultado negativo de 89 milhões no mesmo período de 2021o (Imagem: REUTERS/ Nacho Doce)

No online, o indicador GMV apontou vendas de 409 milhões de reais, crescimento de 8% contra o mesmo período de 2021, quando excluídas as vendas de hipermercados na base comparativa.

“Esse crescimento é explicado por uma série de melhorias, entre elas, aumento dos horários de entrega de mesmo dia, nova parceria com o iFood para entrega rápida presente em 30 lojas, além de melhorias operacionais para maior eficiência no ‘picking’ dos pedidos”, disse o GPA.

O resultado financeiro líquido negativo em 180 milhões de reais, 8% pior frente ao mesmo período de 2021, pesou na última linha do resultado, refletindo custo de dívida maior, variação cambial e custo de antecipação de recebíveis.

As despesas com vendas gerais e administrativas do grupo cresceram 8,2%, para 1,9 bilhão de reais, mas o indicador como percentual da receita líquida diluiu 0,1 ponto percentual.

O Grupo Éxito, operação do GPA na Colômbia, Argentina e Uruguai, teve receita bruta de 6,9 bilhões de reais no trimestre, crescimento de 8,8%.

O GPA, que além do Pão de Açúcar opera marcas como James Delivery e Mercado Extra, anunciou no início de setembro uma futura segregação da marca Éxito por meio de uma redução de capital.

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