GPA, dono do Pão de Açúcar, tem salto no lucro do 3º tri puxado por Assaí
O Grupo Pão de Açúcar (PCAR4) divulgou nesta quarta-feira salto de duas vezes e meia no lucro líquido do terceiro trimestre, impulsionado por fortes vendas no segmento de atacarejo representado pela bandeira Assaí.
A empresa, que tem também as bandeiras Pão de Açúcar e Extra, teve lucro de 386 milhões de reais de julho a setembro, apresentando também uma evolução do resultado operacional (Ebitda) de 74,5%, atingindo 1,63 bilhão de reais.
A receita líquida cresceu 57,4%, para 21,3 bilhões de reais no período, com a operação Assaí registrando alta de 18,1% nas vendas mesmas lojas e expansão do faturamento bruto de 33,4%.
O desempenho foi divulgado um dia após o rival Carrefour Brasil (CRFB3) reportar forte alta nas vendas de suas operações, puxadas pelo segmento de atacarejo.
O grupo de origem francesa divulgou crescimento de 30% nas vendas do terceiro trimestre, com a unidade de atacarejo Atacadão reportando incremento de vendas mesmas lojas de 25,8%
“A performance do trimestre foi impulsionada pela excelente contribuição das lojas abertas nos últimos 24 meses, retorno gradual do ‘food service’, continuidade do aumento da participação do consumidor pessoa física e inflação nas categorias de commodities”, afirmou o GPA sobre o Assaí no terceiro trimestre, cujo Ebitda ajustado subiu 48%.
O segmento Multivarejo, que reúne bandeiras de supermercados, lojas de proximidade, além de postos de combustíveis e drograrias, teve alta de 7,7% nas vendas mesmas lojas no trimestre. O Ebitda ajustado subiu cerca de 9%.
O GPA disse que as operações de comércio eletrônico tiveram alta de 202% no número de novos clientes, uma consequência dos efeitos da pandemia de coronavírus que acelerou varejo online como um todo no país. Segundo a empresa, as vendas do ecommerce alimentar cresceram 240% sobre o terceiro trimestre de 2019.
A companhia, que integrou os números do grupo sul-americano Éxito no trimestre atual, afirmou que a unidade teve alta de 1,8% nas vendas mesmas lojas, com a receita bruta crescendo 23,7%, mas considerando câmbio constante a evolução foi de 0,7%.
O GPA afirmou que o desempenho do Éxito foi impactado pela quarentena rigorosa na Colômbia, “com redução nos horários de atendimento das lojas, compras limitadas a uma vez por semana de julho a agosto e de quatro vezes por semana a partir de setembro”. O país ainda aplicou lei seca em alguns finais de semana e toque de recolher nas principais cidades, disse o GPA.