Governos da UE aprovam acordo comercial do Brexit, diz presidência alemã do bloco
Os governos da União Europeia aprovaram nesta terça-feira um acordo comercial que regulamenta as relações entre o bloco de 27 países e o Reino Unido, abrindo caminho para sua aplicação provisória a partir de 1º de janeiro, disse o ministro das Relações Exteriores alemão, Heiko Maas.
O acordo, que preserva o acesso de tarifa zero e cota zero do Reino Unido ao mercado único da UE de 450 milhões de consumidores, foi alcançado em 24 de dezembro, quatro anos e meio depois de os britânicos votarem em um referendo — por uma pequena margem — por deixar o bloco.
“Estou satisfeito com a aprovação de todos os 27 países da UE. Ao unir forças, conseguimos evitar uma virada de ano caótica”, disse Maas, cujo país detém a presidência rotativa da UE, no Twitter.
A aprovação foi uma formalidade após um acordo entre Londres e Bruxelas na semana passada. Ela é necessária para a aplicação provisória do acordo comercial a partir do próximo ano, antes que ele seja ratificado pelo Parlamento Europeu no final de fevereiro.
O acordo comercial provisório será assinado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e pelo presidente dos líderes da UE, Charles Michel, na quarta-feira.