Governo reconduz Nísia Trindade para o comando da Fiocruz por mais 4 anos
O governo do presidente Jair Bolsonaro decidiu reconduzir Nísia Trindade para o comando da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pelos próximos quatro anos, segundo portaria assinada nesta segunda-feira pelo ministro da Casa Civil, Braga Netto, em meio ao processo de compra e produção pela entidade da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca-Oxford.
Nísia Trindade foi a mais votada em uma lista tríplice formulada em novembro com nomes para ocupar a presidência da fundação e entregue ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Na ocasião, ela obteve 87% dos votos válidos.
A atual presidente da Fiocruz participou de uma agenda oficial com o ministro-chefe da Casa Civil na manhã desta segunda-feira.
Posteriormente, foi levada por Braga Netto para conversas que foram registradas em fotos oficiais– com o próprio Bolsonaro e com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco.
O titular da Saúde, Eduardo Pazuello, cumpre agenda oficial nesta segunda-feira em Manaus.
A Fiocruz lidera os esforços da principal aposta do governo Bolsonaro para começar a vacinação contra Covid-19, o imunizante da AstraZeneca.
Já foi pedido o registro para uso emergencial da vacina na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a expectativa do governo é começar a imunização, no cenário mais otimista, até 20 de janeiro.