Governo Lula terá cerca de 35 ministérios e pasta para tratar gestão de funcionários; veja nomes que podem ser anunciados
O presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar nesta semana mais nomes que irão chefiar os ministérios. Os escolhidos se juntarão a Fernando Haddad, definido como ministro da Fazenda, Rui Costa, que vai comandar a Casa Civil, José Múcio, escolhido ministro da Defesa, Flávio Dino, novo ministro da Justiça e Mauro Vieira, definido ministro das Relações Exteriores.
Em entrevista após a cerimônia de diplomação de Lula e Geraldo Alckmim, o futuro chefe da Casa Civil anunciou que o novo governo deve ter cerca de 35 ministérios, sendo uma pasta voltada exclusivamente à gestão de funcionários e colaboradores, além da gestão de patrimônio da União.
“Se você olhar qualquer país europeu ou qualquer país asiático, os Estados Unidos, a área muito forte de governo é planejamento”, afirmou Rui Costa aos jornalistas. “O plano plurianual não pode se pretender a ser apenas de um governo, tem de começar a pensar como Estado. Planejar como Estado brasileiro”, disse.
Os novos ministros a serem anunciados devem dar resposta à falta de diversidade nos nomes escolhidos para compor a administração.
A cantora Margareth Menezes deve ser anunciada para o Ministério da Cultura. No Meio Ambiente, Marina Silva e Izabela Teixeira, duas ex-ministras, são cotadas para chefiar a pasta.
Para educação, 0 ex-deputado Gabriel Chalita ou Izolda Cela, governadora do Ceará, Reginaldo Lopes, deputado federal do PT por Minas Gerais, podem ser anunciados.
Já o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) é um dos principais cotados para o Ministério de Infraestrutura.