Política

Governo Lula: Quem é Simone Tebet, ministra do Planejamento do presidente eleito

29 dez 2022, 12:58 - atualizado em 29 dez 2022, 12:58
Simone Tebet
Tebet é filiada ao Partido Democrático Brasileiro (MDB), e seu trabalho na política começou em 2002 (Imagem: Flickr/Simone Tebet)

Simone Tebet foi nomeada ministra do Planejamento e Orçamento do próximo governo Lula, que terá início em 1° de janeiro de 2023.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (29), em uma entrevista coletiva com o presidente eleito.

Tebet nasceu em 22 de fevereiro de 1970 em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Seu pai, Ramez Tebet, foi governador do seu estado, senador e presidente do Congresso.

A ministra é formada em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Carreira política

Tebet é filiada ao Partido Democrático Brasileiro (MDB), e seu trabalho na política começou em 2002, quando foi eleita deputada estadual do MS. Ela também já foi prefeita de Três Lagoas e vice-governadora do seu estado.

Em 2014, a ministra foi eleita senadora por Mato Grosso do Sul e começou seu trabalho na Casa no ano seguinte.

Dentre os cargos que ela ocupou no Senado, Tebet foi presidente da Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e foi indicada pelo MDB para concorrer à presidência do Senado.

Em 2022, Simone Tebet foi candidata, pelo MDB, à Presidência da República, e ficou em terceiro lugar na disputa, com 4,2% dos votos.

Saiba mais! RETROSPECTIVA 2022: BALANÇO DO MERCADO, ANÁLISE DO IBOVESPA E DOS INVESTIMENTOS!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar