Governo Lula: Quem é Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais do presidente eleito
Alexandre Padilha foi confirmado o ministro das Relações Institucionais do próximo governo Lula, que terá início em 1° de janeiro de 2023.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22), em entrevista coletiva com o presidente eleito.
Padilha é médico formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em saúde coletiva pela mesma universidade.
O ministro atua como professor universitário de graduação da Universidade Nove de Julho (Uninove) e da Faculdade São Leopoldo Mandic. Padilha também é colaborador das disciplinas de mestrado de saúde coletiva da Unicamp.
Carreira política
Entre 2004 e 2005, Padilha foi diretor nacional de saúde indígena do Ministério da Saúde e dirigente da Secretaria de Assuntos Federativos da presidência entre 2005 e 2009
Ele também já ocupou o cargo de ministro de Estado das Relações Institucionais da presidência da República, entre 2009 e 2010. A partir de 2011, Padilha foi ministro de Estado da Saúde, cargo que ocupou até 2014.
O ministro também já foi secretário das Relações Governamentais da Prefeitura de São Paulo e secretário municipal de Saúde da cidade de São Paulo.
Em 2022, Padilha concorreu e foi eleito deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no estado de São Paulo.
Saiba mais! RETROSPECTIVA 2022: BALANÇO DO MERCADO, ANÁLISE DO IBOVESPA E DOS INVESTIMENTOS!